Praia da Barra consagra Miss Neymara 2008

Neymara é a Miss Sumol Cup 2008. A brasileira do estado de Espírito Santo dominou o último dia de competição

O último dia do Miss Sumol Cup 2008 prometia novo espectáculo de bodyboard na praia da Barra, onde desde a última sexta-feira decorreu mais uma competição exclusivamente feminina, organizada pela Associação de Surf de Aveiro.

Com o encontro marcado para as 10 horas - o mar apresentou ondas de um metro de boa formação e com paredes para a direita e para esquerda - as atletas entraram na água para a disputa das baterias dos “quartos de final” da prova.

Na primeira bateria do dia, as brasileiras Nicolle Calheiros e Naara Carolyne passaram sem dificuldades às meias-finais. Na bateria seguinte, a francesa Heloise Bourroux, segunda classificada em 2007 no Miss Sumol Cup, deixou-se surpreender pela excelente forma da brasileira Maylla Venturin e da porto-riquenha, Natasha Sagardia. Na terceira bateria dos quartos-de-final, a internacional portuguesa Rita Pires não conseguiu impor-se às adversárias no “heta” e alcançar a passagem às meias-finais, tendo ficado atrás de Eunate Aguirre, da Espanha, e de Catarina Sousa, bodyboarder lusa que se mantinha na luta pela vitória final. Para o último “heat” dos quartos de final, estava reservada a melhor onda do evento (9,25 pontos), assim como o “score” mais alto do evento (17,75 pontos), marcas alcançadas por Neymara Carvalho, que dominou a bateria do início ao fim. Marta Fernandes, outra atleta lusa ainda em prova, também assegurou um lugar nas meias-finais, ao ficar em segundo lugar, deixando para trás a actual líder do ranking mundial, a brasileira Isabela Sousa.

“Surfar” pelo seguro

À meio da manhã, tiveram início as meias-finais, onde na primeira bateria, Natsaha Sagardia e Maylla Venturin facilmente conseguiram um lugar na disputa pela conquista do troféu. Na outra meia-final, a mais disputada, Catarina Sousa conseguiu o segundo lugar na qualificação para a final, por escassos 0,35 pontos, deixando a espanhola Eunate Aguirre, em terceiro lugar, numa bateria dominada pela brasileira tri-campeã do Mundo.

A final começou por ser dominada por uma nota de 6,67 pontos, alcançada pela porto-riquenha na primeira onda. Mas a partir daqui, a bateria foi bastante bem disputada pelas quatro finalistas, com o equilíbrio onda após onda.
Com as finalistas a “surfarem” pelo somatório de pontuação - não tanto pela espectacularidade das manobras -, Neymara Carvalho conseguiu uma onda de 6.77 pontos, a poucos momentos do fim, que lhe permitiram alcançar a vitória a consagrar-se como a Miss Sumol Cup 2008. Um sonho da atleta, que já tinha participado há dois anos no evento, almejando conquistar este troféu.


Nashata Sagardia do Porto Rico, apesar da boa prestação global na final, ficou do segundo lugar, tendo a brasileira Maylla Venturin alcançado a terceira posição, ficando o último lugar do pódio para uma portuguesa: Catarina Sousa. Pontuação das finalistas: 1.º Neymara Carvalho (Brasil), 15.44 pontos; 2.ª Natsha Sagardia (Porto Rico), 12.44 pontos; 3.ª Maylla Venturin (Brasil), 11.44 pontos; 4.ª Catarina Sousa (Portugal), 10.10 pontos.


Entrega de prémios
 
Jéssica Becker eleita Miss Simpatia 2008

De tarde, realizou-se a cerimónia da entrega de prémios às finalistas, onde a brasileira Jéssica Becker foi eleita Miss Simpatia 2008. Depois Rui Félix, nome da Federação Europeia de Surf congratulou a Associação de Surf de Aveiro pela “organização de evento único”, deixando agradecimentos aos patrocinadores, um deles a Câmara Municipal de Ílhavo, que através do vereador Paulo Costa, entregou o troféu à campeã Neymara Carvalho.

No final, a Associação de Surf de Aveiro considerou muito positivo o balanço de mais uma edição do Miss Sumol Cup, perspectivando a continuidade do projecto no próximo ano. Os organizadores fizeram um agradecimento público aos patrocinadores, nomeadmaente à Câmara Municipal de Ílhavo, Sumol, Piz Buin, Forefor (Grupo M.Coutinho), Pascoal e Vespa.
 
 
Declarações das finalistas

NEYMARA CARVALHO – BRASIL (1ª CLASSIFICADA): Tive o maior prazer em participar neste evento, onde as atletas são realmente as “estrelas”, misses de verdade. Temos que apoiar quem nos apoia e espero um dia que o Miss Sumol Cup faça parte das grandes etapas do circuito mundial. Muito obrigado e parabéns à organização.

 

 

NATASH SAGARDIA – PORTO RICO (2ª CLASSIFICADA): O Miss Sumol Cup é um campeonato cheio de energia, aspirações e muitas expectativas. Um evento único, exclusivamente para meninas que perseguem um sonho, organizado por gente que acredita nesse sonho. Obrigado.

 

 

MAYLLA VENTURIN – BRASIL (3ª CLASSIFICACA): É sempre muito bom vir a Ílhavo e competir num campeonato somente feminino. Isso é muito importante para o crescimento do BodyBoard. Fico feliz por mais meninas estarem a competir e a elevar o nível da competição. Estão todos de parabéns pelo sucesso do Miss Sumol Cup.

 

 

CATARINA SOUSA – PORTUGAL (4ª CLASSIFICADA): Sem dúvida o melhor campeonato da Europa. Um evento para continuar sem nunca parar. Excelente ambiente entre todas as competidoras e boas ondas. Desejo à organização e aos patrocinadores muito sucesso para o futuro.