Kira Llewelyn è a Miss Sumol 2007

A australiana Kira Llewellyn é, pela segunda vez consecutiva, a grande vencedora do Miss Sumol Cup. A competição, que decorreu em Ílhavo entre os dias 25 e 27 de Agosto, colocou em segundo lugar a francesa Héloise Bourroux, em terceiro, a espanhola Deva Martin Solar, e, em quarto, a alemã Joana Schenker. A brasileira Maylla Venturin foi eleita a mais simpática das bodyboarders.


Kira Llewellyn revelou que tem uma ligação especial com Portugal, pelo País e suas ondas, que conhece de Aveiro ao Algarve, e também com a campeã nacional Rita Pires, com quem partilha um projecto de divulgação do bodyboard feminino pelo mundo chamado "Woman Emotion". Para Kira esta prova exclusivamente feminina é de extrema importância e "deveria mesmo subir de graduação e tornar-se parte integrante do circuito mundial".

Héloise Bourroux também quis destacar a importância da existência de competições femininas, "Gosto muito desta prova. Há sempre um ambiente muito simpático entre as diferentes raparigas. Queria deixar um agradecimento especial à organização por este evento muito relevante para o bodyboard feminino na Europa".

As atletas portuguesas não conseguiram chegar à final e a melhor classificada foi Catarina Sousa que disputou as meias finais, tendo ficado no 3º posto atrás de Deva Solar e de Heloise Bourroux. No entanto, Catarina Sousa queria mais deste Miss Sumol Cup: "Estava motivada para ganhar! No entanto, os quartos de final não me correram assim tão bem e pensei mesmo que não ia passar. Mas depois, quando me vi na meia final já só queria ganhar. Não consegui apanhar as melhores ondas, por isso, não consegui alcançar a final. Para o ano, há mais!"

Esta edição do Miss Sumol Cup ficou marcada por algumas adversidades, que foram sendo superadas com sucesso pela organização, tal como nos conta Vasco Ramalheira, da Associação de Surf de Aveiro, "tivemos sempre três palcos montados por causa das condições meteorológicas. Hoje, houve muito nevoeiro, tivemos que interromper por duas vezes a prova, por falta de condições, mas, mesmo assim fizemos o nosso melhor no sentido de proporcionar às competidoras as melhores condições possíveis e sabemos que apanhamos as melhores ondas que durante os dois dias as praias de Ílhavo proporcionaram".


Resta dizer que, no final da competição, a Associação de Surf de Aveiro faz um balanço positivo: "Estamos muito contentes com as 28 atletas, de nove países diferentes, que participaram nesta prova. Tivemos um pódio internacional, com quatro países representados. Agradeço aos patrocinadores, espero que para o ano estejamos todos aqui outra vez!", afirma Vasco Ramalheira.

Classificação Final:
Kira Llewellyn- 15,25 pontos
Héloise Bourroux- 13,75 pontos
Deva Martin Solar- 9.15 pontos
Joana Schenker- 6,50 pontos