ASA | ͍LHAVO

 

A referência documental mais antiga remonta aos anos de 1037 a 1065, e encontra-se no cartulário do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Certos vestígios arqueológicos tornam plausível a hipótese de ter existido uma população romana, num dos extremos da povoação.

Já no século XIII, D. Dinis encontra Ílhavo bem povoado, concedendo-lhe, a 13 de Outubro de 1296, o seu primeiro foral.

O Concelho de Ílhavo foi criado em1836. A  13 de Julho de 1990, a Vila de Ílhavo vê-se elevada a Cidade, fruto do desenvolvimento socio-económico e crescimento urbano.

A pesca do bacalhau e toda a sua epopeia vivida nos mares frios da Gronelândia e da Terra Nova, está presente na memória colectiva, sendo um património dos portugueses, onde os pescadores e capitães desta terra foram baluartes. Paralelamente à existência de uma agricultura intensiva, nascia nos finais do século XIX, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, que pela sua dimensão na época e influência cultural exercida, foi um factor de forte desenvolvimento do concelho.

O Concelho de Ílhavo localiza-se a Sul do Distrito de Aveiro. Os cerca de 38.000 residentes distribuem-se numa área territorial de 75km2 e por quatro freguesias: S. Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo.
O Concelho é atravessado pela Ria de Aveiro no sentido Norte-Sul pelos Canais de Mira e de Ílhavo (Canal do Boco), que definem uma divisão tripartida do território.

As praias são muito procuradas pelas suas boas ondas e condições de acessibilidade e alojamento. Sempre que há swell o mar apresenta-se com boas formações, apesar dos fundos de areias. São muitos os picos que se podem surfar entre a Barra e a Costa Nova.
Ambas as praias estão bem equipadas com locais para alojamento (pensões hoteis e parques de campismo) assim como com restaurantes, lojas de surf e escola de surf .

Locais a visitar
- Farol da Barra, Praia da Barra
- Palheiros típicos, Costa Nova
- Navio Museu Sto André, Jardim Odinout, Gafanha da Nazaré
- Museu Marítimo de Ílhavo, Ílhavo
Image

Image

Image

Image

Image