JOANA SCHENKER VENCE NO NACIONAL DE BODYBOARD

                                        Image

Numa final muito disputada e realizada a dois tempos, Joana Schenker venceu a prova do Campeonato Nacional de Bodyboard, que hoje preencheu o dia de competição da XII MISS SUMOL CUP, na praia da Costa Nova, em Ílhavo.

A luso-germânica, que somou 12.50 pontos, repete assim o triunfo de 2015, relegando novamente para o segundo lugar a vencedora de 2014, Teresa Almeida (11.70 pontos), mas não sem uma disputa muito agurrida como as pontuações o comprovam.
Em terceiro lugar ficou Marta Leitão (10.70 pontos), ocupando o último lugar do pódio ilhavense Rita Pires (8.75 pontos), num regresso à competição muito saudado por todos.

                                        Image

Com, praticamente, dois terços da final realizada, o nevoeiro obrigou à suspensão da mesma, tendo sido acordado realizar o que faltava ao final da tarde, quando as condições da maré se afigurassem melhores. Joana Schenker soube segurar a liderança, que ocupava quando a prova foi interrompida, resistindo ao ataque de Teresa Almeida, que logrou subir ao segundo lugar.
Muita competição e bom surf e a presença em massa de atletas juniores, que deram outro colorido à prova.
A bodyboarder do Algarve fez a melhor onda do dia, conseguindo um 7.50 pontos, que muito contribuiu para a sua vitória na final. Schenker fez ainda os dois melhores resultados das baterias realizadas (12.50 e 12.00 pontos).

                                        Image

A prova do Nacional de Bodyboard rendeu mais 195 surfadas, ou seja, mais 195 euros para doar a uma IPSS de Ílhavo. Quando faltam dois dias, a Miss Sumol Cup 2016, juntamente com o ActivoBank, já angariou 339 euros.
Por outro lado, hoje foi atribuído o primeiro troféu da TIARA BODYBOARD JÚNIOR, que pretende distinguir a melhor atleta júnior. Mariana Rosa foi a grande vencedora, fruto do seu terceiro lugar nas meias-finais.
Recorde-se que a Tiara Bodyboard Júnior é um circuito de três provas, sendo que a Miss Sumol Cup foi a primeira, seguindo-se a Madeira Bodyboard Girls Experience e o evento da Boogie Chicks, em Carcavelos. 

DECLARAÇÕES DAS ATLETAS

                                       Image 

1ª classificada - JOANA SCHENKER: "Estou muito feliz e mais uma vez a Costa Nova colaborou comigo. Esta vitória é um passo importante para o meu objectivo de revalidar o título nacional, pois estou mais confortável no primeiro lugar, uma vez que já tenho três vitórias. Amanhã no Europeu vai ser um pouco a mesma coisa, ou seja, o objectivo é conseguir o melhor resultado para defender ou reforçar a minha liderança. No entanto, ainda faltam muitas provas".

2ª classificada - TERESA ALMEIDA: "Foi bom, lutei pelo primeiro lugar, mas foi azar o nevoeiro da manhã, porque à tarde o mar estava muito diferente. Ainda consegui chegar ao segundo lugar, mas não chegou. Agora é pensar no Europeu de amanhã".

3ª classificada - MARTA LEITÃO: "É sempre bom disputar esta prova e foi bom conseguir o pódio. Tivemos azar com a maré e a minha escolha à tarde não foi a melhor. Apesar de ter caído para terceiro lugar, foi bom".

4ª classificada - RITA PIRES: "Foi muito bom. Gosto muito da Costa Nova e é um dos meus sítios preferidos em Portugal, pelas ondas, pela gastronomia e pelos amigos. Foi bom recordar a competição, já não fazia bodyboard há dois anos e correu bem, até acima das minhas expectativas. Estou muito satisfeita".

SELECCIONADOR NACIONAL AGRADADO

No areal, acompanhado por um grupo de jovens bodyboarders da Figueira da Foz, esteve Nuno Trovão, seleccionador nacional de bodyboard feminino, sempre bastante atento ao que se passava na água e agradado com o que via.
"A Miss Sumol Cup tem uma importância gigante para o bodyboard feminino", começou por dizer o técnico nacional, justificando: "É uma prova que existe há 12 anos, de forma consecutiva, o que tem promovido o bodyboard feminino e tem criado grandes gerações de atletas. Campeãs europeias e mundiais nasceram aqui".
Para Nuno Trovão, a Miss Sumol Cup tem uma vantagem adicional: "É um sítio com boas ondas"!
Deixando um elogio rasgado ao bodyboard feminino português, pois "temos das melhores atletas do Mundo", Nuno Trovão lembra que "ainda falta mais experiência internacional para termos mais meninas a disputar títulos europeus e mundiais" e que "há duas atletas portuguesas no top 10 mundial".

                                        Image

Quando assumiu as funções de seleccionador nacional em Março passado, o treinador figueirense "tinha receio com a renovação", mas o cenário afigura-se-lhe, agora, bem positivo.
"As provas de Esperanças [dos 10 aos 18 anos] com oitavos-de-final que representa 20 meninas. Na idade dos 14 a 16 anos temos uma geração muito rica em talento e treinadores mais conhecedores e com mais experiência internacional", afirma Nuno Trovão, sublinhando a importância do novo troféu Tiara Bodyboard Júnior: "É uma iniciativa de louvar e um grande incentivo para as mais novas e assim temos uma boa renovação de gerações. Acima de tudo é de louvar a parceria das três organizações no sentido de incentivar as atletas mais novas com um prémio obtido em provas internacionais".

                                        Image 

S. Pedro não foi cooperante e não satisfeito com a chuva ainda encomendou algum nevoeiro... Mesmo assim, foi grande a adesão às aulas de surf, ministradas pelos monitores da Associação de Surf de Aveiro (ASA). De facto, apesar da falta de condições para veranear, foram muitos os aspirantes a surfar ondas que marcaram presença no areal da Costa Nova, em frente ao Contiqui Bar.
Já as demonstrações e experimentações de slackline arrancaram em força, com alguns executantes a proporcionarem um espectáculo muito agradável de ver. E... não custa nada, basta participar!

                                       Image

A estreia das aulas de ioga, pela campeã europeia de bodyboard Rita Pires foi um enorme êxito. Hoje não houve, devido às condições atmosféricas, mas amanhã voltam em força e com hora marcada: 17h00.
Amanhã vai para a água a prova do ETB, ou seja, o Circuito Europeu, da European Surfing Federation. Espera-se novamente grande nível de surf.