Edil de Ílhavo surfa última onda da 9ª edição

                                        Image

O encerramento da Miss Sumol Cup 2013 foi simbolicamente assinalado com a habitual surfada do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Agostinho Ribau Esteves, no que foi acompanhado por José Machado, director do IPAM - The Marketing School, de Aveiro, e ainda Ivan Silva, do Diário de Aveiro.
"O mar estava difícil, mas a vontade é muita e a excelência dos monitores é enorme e lá conseguimos surfar uma onda de 5,5 segundos, o que é um acrescento de um segundo à aula do ano passado. Portanto, o que falta mesmo é uma regularidade maior de aulas, porque uma aula por ano ajuda muito a aprender, mas é pouco", sustentou, no final, o edil ilhavense.

                                        Image

Com toda a competição realizada, o derradeiro dia da 9ª edição da Miss Sumol Cup foi reservado para o encerramento simbólico e para a última aula gratuita, ministrada pelos monitores da Escola de Surf da Associação de Surf de Aveiro.
Na despedida, foram mais de três dezenas de alunos, das mais variadas faixas etárias, os que compareceram à aula e experimentaram as sensações de deslizar nas ondas.
De facto, como fez referência Ribau Esteves, o mar estava algo embrulhado, mas nem isso amedrontou os aprendizes de surfista, independentemente da idade e do género.
Desta feita, e devido às condições de mar e do vento, foram ministradas muito menos aulas do que o habitual, mas mesmo assim as poucas que se efectuaram foram bastante concorridas.

EDIL FAZ BALANÇO MUITO POSITIVO

Como presidente do município de Ílhavo, Ribau Esteves surfou a sua última onda na Miss Sumol Cup, evento que nasceu nos seus mandatos e que os seus Executivos sempre apoiaram de forma determinante.

                                        Image

"Esta foi a minha última cooperação com a Associação de Surf de Aveiro [ASA] na Miss Sumol Cup como presidente da Câmara de Ílhavo e penso que crescemos todos bastante. Faço um balanço muito positivo destes anos todos", resumiu o autarca, justificando: "Pusemos o município de Ílhavo no mapa, nomeadamente, no mapa dos desportos em que ele não estava na primeira linha. Mérito da ASA e do seu arrojo em lançar-se em organizações como a do Campeonato Europeu de bodyboard feminino, que nós quisemos também assumir como uma bandeira e, por isso, o inscrevemos nas festas do município. Julgo que crescemos todos muito naquilo que fizemos juntos, deixamos um patamar alto e que, agora, temos todos a obrigação de o continuar a elevar. As nossas belíssimas praias da Barra e da Costa Nova ficaram conhecidas por outras competências, nomeadamente, a excelência das suas ondas... Portanto, só tenho que agradecer a parceria destes anos todos... E fica aqui o compromisso, como cidadão, de que, ande eu a fazer o que andar a fazer, continuarei a ser um embaixador das praias da Barra e da Costa Nova, do município de Ílhavo, do surf e da gente que gosta do mar e de tirar dele todas as competências que ele tem".

                                        Image

Nas palavras do ainda edil ilhavense percebe-se que, caso ganhe a autarquia de Aveiro, a Miss Sumol Cup continua na sua agenda para a promoção, não só de Ílhavo e das suas praias, mas também de toda a costa aveirense.
"Em Ílhavo temos cultura de mar, temos a natureza de mar, por isso, eventos como a Miss Sumol Cup, o Festival do Bacalhau ou as regatas internacionais, como as que aqui tivemos em 2008 e 2012, pertencem ao grupo daqueles pequenos eventos de excelência que fazem marca muito mais valorizada do que aqueles que já tínhamos, que são também importantes e têm dignidade, mas não têm a força e a dimensão internacional para nos levar a outros universos. E a Miss Sumol Cup pertence a esse pequeno grupo de grandes eventos... Só espero que tenhamos condição no município de Ílhavo e na região de Aveiro de continuarmos a crescer também com eventos deste género", defendeu Ribau Esteves, agora candidato à presidência da Câmara de Aveiro.
O espírito que motivou o autarca a estabelecer a parceria com a ASA, promovendo um apoio indispensável da autarquia ao evento, percebe-se bem nas palavras proferidas assim que saiu do mar, após mais uma surfada.
"O surf cria-nos uma relação com o mar muito mais simples, onde nós arquivamos bem os medos e tratamos o mar por tu. O surf permite-nos tratar o mar por tu, estar perto dele e sentir a sua força e elegância", afirmou Ribau Esteves, que acrescentou: "Agradeço muito à ASA a excelência deste momento e garantidamente cá estarei para o ano para continuar a crescer nesta arte de cuidar bem e andar bem sobre as ondas".

                                        Image

Em tempo de despedida do cargo de presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves formulou um desejo para o futuro.
"Espero que a Miss Sumol Cup continue jeitosa, atenta, activa e pujante como até aqui. Desejo que tenha futuro, que seja inteligente para continuar a ter uma etapa do Europeu de bodyboard feminino nas praias da Barra e da Costa Nova e ainda o arrojo de crescer com os melhores mares do Mundo", sustentou, assegurando: "Garantidamente, se tiver essa opção vai continuar a ter a inteligência de escolher as praias de Ílhavo, ou seja, da costa aveirense, e vai continuar a ter a nossa parceria e toda a nossa atenção para que seja mais bela e vá crescendo a cada edição".
Termina assim mais uma edição do campeonato de bodyboard e de surf mais feminino de todos, estando já em marcha a preparação da 10ª edição.
ATÉ PARA O ANO!...

MISS SUMOL CUP 2013 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo
Turismo do Centro

Contiqui Bar, Isabel Castro, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Pascoal, Malibu, Pizzarte, Grestel - Costa Nova, IPAM, Hotel Barra, Ach Brito, Tribo do Sol, Turbo Bodyboards, MCC Terapias e Estação da Luz

Cidade FM, Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Onfire e Diário de Aveiro