Primeiro dia de bodyboard marcado pela Nortada

                                        Image

O primeiro dia de competição de bodyboard da Miss Sumol Cup 2013, que conta com atletas de oito nacionalidades, ficou marcado pela forte Nortada que se fez sentir na praia da Costa Nova, em Ílhavo, acabando por se realizar apenas a primeira ronda da prova, fruto das difíceis condições que as atletas encontraram no mar.
Mesmo assim, nos seis heats realizados foram surfadas 71 ondas, sendo que nove foram excelentes. Catarina Sousa, a única portuguesa a vencer uma edição da Miss Sumol Cup (2011), alcançou duas das mais bem pontuadas ondas do dia, com 7.85 e 7.25 pontos. A também portuguesa Rita Pires, bodyboarder com mais finais disputadas nas oito edições anteriores, conseguiu a segunda melhor onda, com 7.50 pontos.

Durante a primeira ronda, a marroquina Fatima Zahara, a australiana Emma Cobb e a alemã Joana Schenker foram as que lograram as ondas mais aproximadas das duas portuguesas, o que deixa perspectivar uma renhida e emocionante competição para o dia de hoje. A brasileira Nicolle Calheiros, vencedora em 2012, conseguiu apenas a 10ª melhor onda da ronda, na qual obteve 6.00 pontos.

                                        Image

De facto, as atletas saíam das respectivas eliminatórias bastante cansadas e algo frustradas, pois o mar até oferecia algumas condições para surfar, mas o forte vento Norte que se fazia sentir, segundo as próprias, "baralhava" e "complicava" bastante o seu desempenho.
Ainda foi equacionada a possibilidade de realizar os quartos-de-final ao cair da tarde, mas as condições de mar e de vento, assim, não o permitiram.
Assim, e depois de disputada a primeira ronda, passaram à fase seguinte as 12 melhores atletas

VISITA AO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Da parte da tarde de ontem, e como é habitual no evento, houve programa cultural, com uma visita guiada ao Museu Marítimo de Ílhavo. A grande atracção da visita foi o Aquário dos Bacalhaus, a mais recente estrutura do museu, que encantou todas as atletas e restante comitiva que as acompanhou.

                                        Image

Para além da observação das várias espécies de bacalhau presentes no enorme aquário do museu, a comitiva Miss Sumol Cup pôde ainda tomar contacto com a exposição temporária, intitulada «Cápsula da Memória», e ainda com a exposição permanente, que dá conta de como era a vida no alto mar dos pescadores ilhavense quando partiam aos seis meses para a pesca do «fiel amigo»!
Ontem ainda realizou-se uma aula gratuita de bodyboard, na qual participaram bastantes aprendizes de surfista, apesar das condições meteorológicas terem afastado os veraneantes da praia. Hoje haverá mais, tal como nos dois últimos dias do evento, em que se realiza a etapa do campeonato nacional de surf, com o título nacional em cima, diga-se, da prancha!

MISS SUMOL CUP 2013 conta com o apoio:

Sumol
Câmara Municipal de Ílhavo
Turismo do Centro

Contiqui Bar, Isabel Castro, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Pascoal, Malibu, Pizzarte, Grestel - Costa Nova, IPAM, Hotel Barra, Ach Brito, Tribo do Sol, Turbo Bodyboards, MCC Terapias e Estação da Luz

Cidade FM, Cosmopolitan, Sport Life, Surf Portugal, Onfire e Diário de Aveiro