Nicolle Calheiros é a Miss Sumol Cup 2012

Image

A carioca Nicolle Calheiros sagrou-se Miss Sumol Cup 2012 ao vencer numa final extraordinária de emoção e competitividade três adversárias que venderam cara a derrota e se exibiram, também, em grande nível. Fruto de uma onda pontuada com um 8,00, a cinco minutos do términus da final, a brasileira tetracampeã estadual do Rio de Janeiro colocou-se, pela primeira vez, na liderança da bateria, posição que não mais largou, estreando-se, assim, na conquista do título de Miss Sumol Cup de bodyboard. Nicolle Calheiros (29ª do ranking Mundial, quando estão disputadas quatro etapas) teve que enfrentar na final a australiana Lilly Pollard (5ª), a porto-riquenha Natasha Sagardia (8ª) e alemã Joana Schenker (44ª), três bodyboarders que, ao longo da competição, vinham dando mostras de estar muito fortes e de quererem muito o triunfo na prova da Costa Nova, etapa do Circuito Europeu de Bodyboard, da European Surfing Federation.

 

 

Image

A australiana entrou com tudo na bateria de todas as decisões e colocou-se, desde a primeira onda, na liderança, posição que ocupou durante os dois primeiros terços da final. Enquanto isso, a brasileira e a porto-riquenha foram alternando nos lugares imediatos, enquanto a germânica sentia grandes dificuldades apanhar uma onda que a pudesse fazer sair do quarto e último posto.

Image 

Porém, quando faltavam nove minutos (dos 30 que durou a final) para que tudo terminasse, Natasha Sagardia destronava Lilly Pollard do comando, enquanto Joana Schenker já empurrara Nicolle Calheiros para o último lugar. Só que, a cinco minutos do fim, a única representante do Brasil presente na oitava edição da Miss Sumol Cup logrou fazer a melhor onda da final, pontuada com um 8,00, e assim saltar do último lugar para o primeiro. Até final nenhuma das finalistas conseguiu ondas significativas, pelo que a classificação não mais se alterou, consagrando a jovem carioca como nova Miss Sumol Cup.

Image 

No final, Nicolle Calheiros averbou um resultado de 14 pontos (em 20 possíveis), Natasha Sagardia fez 12,34 pontos, Lilly Pollard somou 12,23, enquanto Joana Schenker se ficou pelos 11,06 pontos.

Pelo caminho já haviam ficado algumas das melhores atletas portuguesas, com Rita Pires, Catarina Sousa, Teresa Duarte e Mariana Machado a serem as lusas que mais resistiram, caindo apenas nas meias-finais.

No entanto, Rita Pires surfou a melhor onda do campeonato, pela qual recebeu 9,00 pontos, e averbou ainda o Melhor Resultado do evento, com 17,50 pontos, alcançado nuns quartos-de-final verdadeiramente bombásticos.

Image 

Como habitualmente, a organização da Associação de Surf de Aveiro coroou ainda uma das atletas como Miss Simpatia, sendo que nesta edição 2012 a distinção foi para a portuguesa Catarina Sousa, que nunca se cansa de incentivar as outras competidoras, para além de que presta-se sempre a passar os seus conhecimentos e experiência aos que participam nas aulas gratuitas que o evento proporciona.

Na oitava edição da Miss Sumol Cup foram surfadas 262 ondas, em dois dias de grande espectáculo na praia da Costa Nova. Hoje esteve novamente vento de Leste/Offshore com ondas perfeitas até um metro de altura. De resto, as condições do mar foram unanimemente elogiadas por todas as atletas. De resto, e apesar desta ter sido a edição com menos competidoras, o bodyboard praticado foi de grande qualidade, sendo que a disputadíssima final foi o grande espelho disso mesmo.

Image 

O evento encerra esta noite com um jantar a bordo do lugre de quatro mastro Santa Maria Manuela, onde a maioria das competidoras esteve alojada durante a prova, seguindo-se a habitual festa de encerramento na Estação da Luz, com as escolhas musicais a cargo das dj da Cidade FM, Vera Fernandes e Von Di Carlo, no que será mais um momento de grande convívio, descontração e divertimento para todos os que estiveram envolvidos no evento mais sexy e feminino do bodyboard mundial.

DECLARAÇÕES DAS FINALISTAS

Image

1ª classificada - Nicolle Calheiros (Brasil): "Estou tão feliz que nem consigo explicar. Fui a única a representar o Brasil e consegui o lugar mais alto do pódio, estou mesmo muito feliz. Foi uma final difícil com três das top mundial e não podia ter corrido melhor... Estive muitas noites sem dormir para escolher entre ir competir no Campeonato Barsileiro ou ficar cá para a Miss Sumol Cup, optei por ficar e essa escolha foi agraciada com a vitória. Tinha como objectivo chegar à final, o que consegui e a que juntei a vitória. Estou muito feliz... A Miss Sumol Cup é uma prova que nunca vou deixar de competir, pois é um campeonato para as mulheres e meninas e temos que fazer tudo para o apoiar"

Image

2ª classificada - Natasha Sagardia (Porto Rico): "Apesar de ter muita vontade de ganhar, entrei bastante tranquila na final, mas quando cheguei à liderança o meu coração começou a acelerar e já não consegui melhor. Este campeonato tem uma magia especial, pois ganha sempre quem mais precisa e a Nicolle estava a precisar deste resultado. Estou muito contente com a vitória dela... Estou totalmente satisfeita com a prova que fiz e, em especial, com ambiente do campeonato que é o melhor que experimentamos em todo o Mundo".

Image

3ª classificada - Lilly Pollard (Austrália): "Antes da final sentia-me muito bem, mas devido ao vento ficou mais difícil de apanhar boas ondas e a Nicolle e a Natasha estiveram muito fortes... Adoro este campeonato e espero voltar já no próximo ano".

Image 

4ª classificada - Joana Schenker (Alemanha): "Este foi o meu pior heat no campeonato, não encontrei as ondas e entrei muito tarde na luta. Este campeonato é fantástico e agora na final estiveram altas ondas, tal como nos outros anos. Acho que podia ter feito um pouco melhor, mas estou satisfeita com a minha prestação, até porque o meu primeiro objectivo era chegar à final".

Image 

Melhor Onda - Rita Pires (9,00 pontos): "Este foi um dos melhores anos em termos de ondas. O mar esteve excelente, as ondas não estavam grandes, mas esta praia também não pede ondas grandes. Estou certa que em mais nenhum ponto do País esteve um mar tão fantástico para o bodyboard como hoje e ontem aqui na Costa Nova".

 

A Miss Sumol Cup 2012 tem o patrocínio da Sumol, Câmara Municipal de Ílhavo, Contiqui Bar e Cidade FM e o apoio da Smart/Mercentro (Grupo Auto Industrial), Isabel Castro Urban Spa - Cabeleireiros, IPAM, Pascoal, Glicínias Plaza, Ekena Bay, Malibu, Pizzarte, Turismo Centro de Portugal, Hotel da Barra, Hotel Salinas, Piz Buin, Ach Brito, Estação da Luz e Pride BodyBoards. O evento conta como media partners: Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Onfire Surf Magazine e Surf Portugal.