Maria Abecasis vence competição de surf

Maria Abecasis é a nova Miss Sumol Cup, em surf, depois da excelente vitória na final da quinta etapa da Liga Meo Pro Surf, disputada na praia da Costa Nova, em Ílhavo, competição que a surfista do Estoril agora lidera e na qual já soma três triunfos.
No encerramento de uma grande manhã de surf no feminino, Maria Abecasis (SC Costa do Sol/Estoril) relegou Carina Duarte (Ericeira SC) para a segunda posição, Constança Coutinho (SCCS), para terceiro, e Camila Kemp (NS Guincho), que venceu a prova de qualificação para a Liga Pro Surf 2012, para o quarto e derradeiro posto da classificação final.
Image 

Com um mar consistente, pouco vento e ondas de um metro, as jovens surfistas nacionais deram espectáculo, que o público soube aplaudir, evidenciando a grande evolução que o surf feminino tem tido nos últimos anos em Portugal.
"Correu bem, consegui apanhar logo uma onda média boa e ganhei confiança", começou por dizer sobre a final a vencedora, acrescentando: "O mar estava a dar muitas direitas, o que para mim bom, e apanhei um set o que foi óptimo. Felizmente não apareceram esquerdas para a Carina recuperar".
Image
Aliás, as duas primeiras classificadas dominaram largamente a etapa ilhavense da Liga Meo Pro Surf, conseguindo as melhores pontuações e as melhores ondas. Constança Coutinho foi a única que conseguiu intrometer-se neste domínio avassalador das primeiras, ao relegar para segundo lugar a nova Miss Sumol Cup na meia-final.
Contudo, o resultado da grande final é esclarecedor: 1.ª Maria Abecasis, 14.9 pontos; 2.ª Carina Duarte, 12.37; 3.ª Constança Coutinho, 7.07; 4.ª Camila Kemp, 6.23.
Image
Maria Abecasis entrou determinada em vencer, apanhando logo a primeira onda após o sinal de início da final, que a colocou de imediato na liderança, posição que jamais largaria. Com um terço da final disputada (10 minutos), a surfista do Estoril mantinha-se na frente, seguida de Carina Duarte e de Camila Kemp e da sua colega de clube, respectivamente, em terceiro e quarto. A 10 minutos do fim, a novel Miss Sumol Cup continuava a liderar com uma vantagem de 8.08 para Carina Duarte e de 14.68 para as outras duas finalistas, que necessitavam de combinação (pontuação de duas ondas) para alcançar o primeiro posto.
Com este triunfo, a surfista do clube da Costa do Sol assume igualmente a liderança da Liga Meo Pro Surf 2011, contando já com três triunfos. A luta pelo título nacional está ao rubro, com Francisca Santos, que não esteve na Costa Nova, e Carina Duarte a terem que fazer pela vida para destronarem Maria Abecasis do comando.
A classificação agora indica Maria Abecasis em primeiro, Carina Duarte em segundo e Francisca Santos (CSC) em terceiro. Filipa Prudêncio (Península de Peniche SC) chegou a Ílhavo em terceiro lugar, mas o quinto lugar na etapa, fê-la cair para o quarto posto da geral.
Image
"Assim fica mais difícil chegar ao primeiro lugar, pois só tenho uma vitória e a Maria já tem três, mas nada está perdido e vou lutar até final", afirmou a surfista Carina Duarte no final, um cenário corroborado por Abecasis: "Aqui foi bom porque recuperei o primeiro lugar na Liga, mas ainda nada está decidido".
Nota ainda para a atribuição do, tradicional, prémio Miss Simpatia à surfista Sara Solá, da Associação de Surf de Aveiro, que na prova caiu nos quartos-de-final, quedando-se no nono lugar.
Image
Paralelamente, realizou-se no Miss Sumol Cup a prova de qualificação para a Liga Meo Pro Surf de 2012, com a surfista do Guincho que esteve também na grande final, a vencer as demais competidoras. No entanto, e porque as melhores classificadas na Taça de Portugal (a outra prova que contava para esta qualificação) não disputaram o qualifying na Costa Nova, as duas vagas no Nacional do próximo ano ficam para as vencedoras da Taça, prova que serve também de desempate.

BODYBOARD A PARTIR DE AMANHÃ

A Miss Sumol Cup prossegue amanhã com o bodyboard. A competição contará com as melhores atletas mundiais, que a partir de terça-feira disputam a vitória na prova, que conta para o European Tour of Bodyboard e ainda para o Circuito Mundial. Amanhã é dia de recepção às atletas e as habituais aulas gratuitas de bodyboard e ainda com muita animação no areal a cargo dos patrocinadores do evento.
Image
As expectativas para a prova de bodyboard são elevadas, pois as condições de mar esperadas são boas e as atletas das melhores que há.