Competição de surf adiada para amanhã

As condições de mar na praia da Costa Nova, em Ílhavo, não permitiram que hoje se realizassem as primeiras baterias da quinta etapa da Liga Meo Pro Surf feminina, tendo a organização da 7.ª edição da MISS SUMOL CUP, em consonância com a Associação Nacional de Surfistas, os juízes e atletas, decidido adiar a competição para amanhã, estando o início previsto para as 9h00.
O vento forte e alguma corrente impediram que as surfistas entrassem na água e disputassem a prova de qualificação e os quartos-de-final da etapa ilhavense do Nacional de surf, que integra o programa da Miss Sumol Cup, que até à próxima quarta-feira decorre na praia da Costa Nova.
Image 

Apesar de estar surfável, o mar estava grande, pelo que a organização optou por adiar a competição, atendendo à tenra idade das atletas, que varia entre os 14 e os 26 anos, sendo que grande parte delas ainda não atingiu a maioridade.
Uma opção consciente de todos os agentes envolvidos, já que em primeiro lugar há que tomar atenção à segurança das surfistas.
Image
Assim, amanhã de manhã disputa-se toda a etapa, que começa com a prova de qualificação, a ser disputada por sete surfistas que procuram ocupar os dois lugares ainda vagos no quadro principal da competição.
Destaque para a presença no quadro principal das manas Solá (Sara e Rita), em representação da ASA - Associação de Surf de Aveiro, que medirão forças com algumas das melhores surfistas nacionais, como Carina Duarte, Maria Abecasis, ou Filipa Prudêncio, entre outras.
Amanhã são esperadas boas condições de mar, pelo que se espera um dia de praia excelente com o atractivo extra para os veraneantes de poderem ver em acção as melhores surfistas nacionais.

AULAS DE SURF SÃO UM SUCESSO

Por outro lado, tem sido esmagadora a adesão do público às aulas gratuitas de surf que, apesar das condições de mar, têm decorrido no areal da Costa Nova.
No primeiro dia da Miss Sumol Cup houve 42 inscrições de aspirantes a surfistas de todas as idades e sexos, com os monitores da ASA a não terem mãos a medir para atender a todas as solicitações.
Teresa Abraços, antiga campeã nacional de surf, ministrou a aula da tarde, para gáudio de todos os alunos e alunas, que desesperavam pelos constantes adiamentos. No entanto, o ponto da maré às 17h00 permitiu que a aula se realizasse, uma vez mais muito concorrida.
Image
É que as condições do mar têm levado a alguns adiamentos do horário inicialmente prevista para as aulas, mas os veraneantes não desarmam, mostrando grande entusiasmo e quase obrigando a organização a realizá-las.
No areal continua a distribuição de brindes, podendo os banhistas já usufruir de massagens na tenda especificamente montada para o efeito. A Miss Sumol Cup é um evento que, para além da competição, fomenta a interacção com os veraneantes, ao mesmo tempo que promove de forma extraordinária o surf e o bodyboard junto do público, em geral, e dos mais novos, em especial.

Miss Sumol Cup é patrocinada pela Sumol e Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de Pascoal, Smart - Mercentro, Nestlé Fitness, Isabel Castro Cabeleireiros, Ekena Bay, Glicínias Plaza, Pizzarte, Luisóptica, Hotel das Salinas, Piz Buin, Tribo do Sol, Estação da Luz, Turismo do Centro de Portugal, Mais Centro.
Como Media Partners, o evento ilhavense conta com o apoio do Diário de Aveiro, Cosmopolitan, Sport Life, Girlz, Zona Radical e Antena 3.

Recorde-se que nas páginas do Facebook de diversos patrocinadores estão a decorrer passatempos em que são oferecidos prémios muito apetecíveis, em especial pranchas de bodyboard.